O que são? Para que servem?
Muitas das vezes, compramos somente a motobomba e esquecemos seus acessórios e a importância dos mesmos, para o perfeito funcionamento do sistema. Abaixo vamos relatar alguns desses componentes e para que servem.
Chave boia - Boia Elétrica:
É um dispositivo elétrico, serve para automatizar uma bomba ou eletroválvula, atua também como equipamento de proteção em nível inferior, desligando a motobomba quando necessário, para que não trabalhe a seco. Ou nível superior, desligando a bomba quando a caixa d'água esta cheia.Chave Magnética:
Composta por um contator + rele térmico, atua como partida(ligar e desligar) e proteção (desligando a motobomba através do rele térmico ajustado a corrente máxima elétrica do motor). Proteção de ação lenta.Disjuntor Curva C:
Dispositivo termomagnético que protege a instalação contra curtos e sobre cargas. Proteção de ação rápida.Quadro de comando:
Conjunto de componentes elétricos que servem para partida, manobra e proteção da motobomba, e pode conter internamente o disjuntor + contator + rele térmico, falta de fase + voltímetro + amperímetro entre outros, de acordo com a necessidade e projeto. Quadro para bomba de incêndio, quadro para bomba em poço artesiano, quadro para manobra de duas bombas em condomínio entre outros.
Válvulas de Retenção e Registro:
A válvula de retenção vertical e horizontal, servem para reter a agua no sistema, permite a passagem d'água em apenas uma direção, impedindo seu retorno e amortece o impacto do golpe de aríete, evitando dano a tubulação e componentes da motobomba.
A válvula de pé mantem tubulação e motobomba sempre cheia d'água.
Em motobombas as mais utilizadas são: válvula de pé/poço, válvula de retenção vertical, válvula de retenção horizontal.
O registro além de fechar e abrir o sistema, também pode atuar como um regulador de vazão, caso seja necessário.
Manômetro:
Equipamento para leitura de pressão no ponto aplicado. Consegue-se verificar a pressão máxima da bomba, quando instalado próximo a ela junto há um registro. Verificar se a pressão na tubulação esta de acordo com a resistência da mesma e de projeto entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário